imagem 1 imagem 2 imagem 3 imagem 4 imagem 5 Logo
Encontro Regional de Educação Ambiental     02-05-2012

Encontro Regional de Educação Ambiental
13 de março 2012

As atividades foram orientadas pela Pontifícia Universidade Católica – PUCRS, Programa de Ensino Tutelar MEC sob a coordenação da profª Elke Bromberg. O encontro contou com o apoio da 4ª Coordenadoria de Educação e do CONER. A 4ª CRE foi representada pelo prof. Carlos Roberto Giraldi dos Santos, coordenador de Educação Ambiental. Participaram estagiários de Biologia da PUCRS (do Programa) com a professora Berenice, propondo atividades. Estiveram representas as escolas estaduais: Abramo Eberle, Clemente Pinto, Colégio Imigrante, Instituto Cristovão de Medonza, Ismael Chaves Barcelo, João Pratavieira, José Generosi, Picada Café, Santa Catarina,São Virgilio, Silvio Dalsoto, Theodósio Rocha Neto, Olga Maria Kaiser, Vitório Webber. O objetivo principal foi a de sensibilizar os educadores sobre a educação ambiental, como tema transversal que deve estar presente em todas as disciplinas. Nas atividades, também foi realizada uma trilha ecológica. A avaliação desse evento foi ótima e os educadores propuseram novos encontros sobre Educação Ambiental, nesse local.


Colégio Paulo VI
09 de fevereiro 2012

Pe Joacir Dalla Giustina, Diretor do Colégio Paulo VI, esteve presente na Shekiná, juntamente com os coordenadores da Escola, objetivando a organização da escola para 2012, através da integração entre as coordenações em um clima fraterno em meio à natureza.

Encontro Espiritual de Catequistas

Nos dias 17 e 24 de março, ocorreram dois encontros espirituais de catequistas. Participaram catequistas da Catedral, Pio X , São Pelegrino, Comunidade São Vicente,Carmelo e Santo Antônio. Os retiros espirituais foram orientados por Moema Muricy com o tema “Ressurreição de Jesus Cristo” – Jo 20, 1-18. As missas foram concelebradas pelo Pe Leomar Brustolin e Pe Oscar Chemello. Esses dias foram momentos de oração profunda, partilha e confraternização, aumentando a unidade entre as catequistas e a força na sua missão.Na avaliação, como em outras avaliações , estão presentes: a beleza da natureza, a paz do lugar que convida à meditação e à oração, a acolhida e as refeições.

Encontro de Coroinhas da Catedral

No dia de abril teve encontro dos coroinhas da catedral. As atividades foram coordenadas pelo pároco, Pe Leomar Brustolin. A psicóloga Fabiane Pasa promoveu vários tipos de atividades interessantes, onde os adolescentes e crianças interagiram de forma bem participativa. O Bispo D. Alessandro Ruffinoni também esteve presente e então conheceu a obra Shekiná. Ainda se fizeram presentes o Pe Oscar Chemello, Antonio Carlos Pasa e mães de coroinhas. O grupo gostou muito do espaço Shekiná e pediram para retornar.

Encontro das Lideranças do Bairro Mariani e Comunidades próximas

As lideranças participaram do encontro de espiritualidade, objetivando uma maior integração entre as pessoas e pastorais, reforçando a espiritualidade e a força na missão. O encontro foi coordenado por Moema Muricy, também estiveram presentes os padres Luís Carlos Conci e Lucas Mazzochini. Os padres celebraram missa no espaço da capela aberta. O pessoal ficou entusiasmado pela experiência de oração em meio à natureza, sentindo o ambiente como verdadeira Shekiná. Na avaliação, além desses aspectos é sempre destacada a acolhida.


A Shekiná tem sido visitada por vários grupos, entre os quais registramos:

Encontro de confraternização e espiritualidade anual do ISMUR- 22 de janeiro 2012
Participaram desse encontro, componentes do ISMUR, Brasil e Argentina. Brasil: Caxias do Sul, Londrina, Porto Alegre, Xangrilá, Passo Fundo, Carazinho e Planalto. Argentina: Medonza e Buenos Aires.

• Centro de Promoção Santa Fé 09 de março 2012
Encontro de espiritualidade ecológica com ênfase para a educação, coordenado por Moema Muricy, coordenadora da Shekiná. O pessoal avaliou como ótimo o encontro, ressaltando a acolhida, a espiritualidade, a beleza do lugar em meio à natureza preservada e as refeições servidas.







Email: contato@shekinacaxias.com.br
Telefone: (54) 9998.1780 - 3223.3070
Endereço: BR 116 - Caxias do Sul - Rio Grande do Sul

Espaço Shekiná - Copyrigth 2011 - Todos os direitos reservados